14/09/2020

Comissões e cumissões

[...]1 - A comissão de honra é o conjunto de personalidades responsáveis por fazer cumprir o código de honra (ou conduta/ética) de uma instituição civil ou militar, e manter ou melhorar esse mesmo código, sendo a garantia (os membros da CH) que os responsáveis (e.g. reitores, comandantes - orgãos de comando ou direcção) são dignos da confiança dos restantes membros ou associados da instituição.

2 - São como os "avalistas" da honra de quem lhes pede para fazerem parte dessa CH [...]


29 de Setembro de 2009 - Luis Filipe Vieira, presidente do S.L.Benfica, integra a comissão de honra da candidatura a presidente da Câmara de Lisboa de António Costa.

17 de Julho de 2009 - Pinto da Costa, presidente do F.C.Porto, aceita de Elisa Ferreira para comissão de honra de candidatura à câmara do Porto.

11 de Dezembro de 2013 - Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, Agostinho fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, Agostinho Soares, presidente da Junta de Freguesia de Pousada, Alexandre Vieida, presidente da Junta de Freguesia da Sobreposta, António Araújo, presidente da Junta de Freguesia de  Ruilhe, António Veiga, presidente da Junta de Freguesia do Vimieiro, Augusto Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Guisande, Carlos Sá, presidente da Junta de Freguesia de Priscos, Emiliano Noversa, presidente da Junta de Freguesia de Sequeira, Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia de Dume e Semelhe, Hilário Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedralva, João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, João Moreira, presidente da Junta de Freguesia Padim, João Nogueira, presidente da Junta de Freguesia de Gualtar, João Pires, presidente da Junta de Freguesia de São Lázaro, João Tinoco, presidente da Junta de Freguesia de Tenões, Joaquim Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Espinho, José Afonso, presidente da Junta de Freguesia de Arentim e Cunha, José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Tibães, José Peixoto, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, Manuel Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de São Mamede, Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia de Arcos, Mário Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Algeriz e Navarra, integram a comissão de honra da candidatura a presidente do S.C.Braga António Salvador.

04 de Janeiro de 2017 - Nuno Roque, presidente da câmara da Junta de Freguesia do Lumiar, Patrocínia César, deputada municipal da Câmara de Lisboa, e Sérgio Cintra, vice-presidente do XII Governo Regional da Madeira, integram a comissão de honra do candidato a presidente do Sporting C.P. Bruno de Carvalho.

16 de Maio de 2018 - Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, arrasa Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

26 de Junho d e2018 - Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventudo Popular, integra a comissão de honra do candidato a presidente do Sporting C.P. Frederico Varandas.

9 de Maio de 2020 - Cláudia Santos, deputada independente eleita pelo PS, apresenta candidatura a presidente do conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (com o parecer positivo da Comissão de Transparência e do Estatuto dos Deputados).

22 de Maio de 2020 - Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, exulta com a conquista do Braga da taça de Portugal em 2016 e, inclusive, tem uma página no site oficial do Sporting Clube de Braga onde se relembra que é sócio do clube.

28 de Maio de 2020 - Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, afirma que Pinto da Costa é a pessoa certa para mobilizar todos os portistas (não todos os portuenses) nos tempos complicados que se deverão seguir.

Até aqui, tudo bem.


11 de Setembro de 2020 -  António Costa, Primeiro Ministro, integra a comissão de honra da candidatura a presidente do S.L.Benfica de Luis Filipe Vieira

Comentadores e afins:

"Andam a gozar connosco"

"O primeiro-ministro escolheu entrar na comissão de honra de um indivíduo altamente questionável"

"António Costa na comissão que “honra” o quê?"

"É um erro óbvio porque se trata de um empresário que deve milhões"

"Sempre achei mal a mistura entre a política e o futebol profissional."

"O ideal é que quando estamos em cargos políticos no Governo devemos abster-nos"

"Esta posição dá uma caução política a Vieira"

"Nada pode ser como antes e a cumplicidade entre a política e os negócios não pode ser aceite neste país"


Se a falta de coerência fosse um falo, andavam todos com o cu em sangue.

No comments: