28.3.11

Alguém me explica?


Sinceramente, não percebo!

Perdoem a minha manifesta ignorância... mas, pelo que percebi, o PSD, na voz de Pedro Passos Coelho, chumbou o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) por discordar com as medidas impopulares deste novo Programa.

Pelo que percebi, Pedro Passos Coelho apresentou um projecto de resolução contra o PEC IV porque este era um programa pouco equitativo, que iria lesar os mais desfavorecidos e aumentar as desigualdades sociais.

Pois, pelo que percebi, segundo Angela Merkel, Pedro Passos Coelho comprometeu-se em cumprir o PEC IV, tal como José Socrates havia prometido em Bruxelas...

Não obstante, além de afirmar que vai cumprir esse Programa, Pedro Passos Coelho já fala num aumento do IVA para 24 ou 25%.

Mais curioso, talvez numa lógica de "dar uma no cravo e outra na ferradura"... Pedro Passos Coelho afirmou que vai eliminar a avaliação dos professores, deitando por terra mais de 4 anos de negociações entre sindicatos e Governo.

Será desconhecimento sobre a dimensão do problema financeiro português e europeu? Será "apenas" irresponsabilidade política, notória incompetência, falta de sentido de Estado ou mera ganância pelo poder?

Eu sou novo mas já vi este filme... Portugal, como muitos outros países, é governado numa "lógica" de rotatividade partidária - no nosso caso é entre o PS e o PSD.

Naturalmente, o próximo governo será laranja... na "pior" das hipóteses terá uma "pincelada" azul...

Julgo que o PSD tem a obrigação de nos dizer o que pretende. Tem igualmente a obrigação de nos explicar porque chumba um Programa com a justificação que este era mais um programa injusto para os portugueses e depois, afirma em Bruxelas que, caso venha a formar Govermo, vai cumprir esse mesmo Programa.

Para já, ficámos a saber que pretende aumentar o IVA. Para quem fala (ou falava) em sensibilidade social, julgo que nessa matéria estamos conversados.

Como sei que nem Pedro Passos Coelho nem qualquer outro dirigente do PArtido Social Democrata vem aqui explicar o porquê do chumbo do PEC IV e quais as medidas alternativas a este Programa, eu proponho que algum leitor mais esclarecido me explique.

*Ricky*

No comments: